Os autores


Antonio Fernando Pinheiro Pedro
Advogado formado pela centenária Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, com especialização em Direito Privado e Processo Civil. É membro da Comissão de Meio Ambiente do centenário Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) e da Comissão de Meio Ambiente do centenário Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). É sócio-fundador do escritório.

Andressa Yumi Vieira Onohara
Gestora Ambiental formada pela Universidade de São Paulo – USP. Advogada formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Atua na área de Direito Ambiental.

Antonio Carlos Brasil Pinto
Advogado formado pela Universidade Federal do Paraná – UFPR.  É doutor e mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e professor permanente de Direito Ambiental na Escola Superior de Advocacia da OAB/SC e na Escola Superior do Ministério Público/SC. Foi premiado em 1997 com Troféu Fritz Muller pelos serviços prestados na defesa do meio ambiente de Santa Cataria. Atua na área do Contencioso e Penal Ambiental.

Antonio Fabricio Guedes Alcoforado Filho
Advogado formado pela Universidade Federal de Pernambuco em Economia e Direito, Pós-Graduado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas, do Rio de Janeiro, com experiência em gestão pública. Foi assessor da Presidência do ITEP (Instituto Tecnológico do Estado de Pernambuco), Diretor de Articulação e Programas da Secretaria de Indústria e Comércio do Estado de Pernambuco e Superintendente de Fomento e Promoção da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco S/A – AD-DIPER. Atua na área de Direito Ambiental e consultoria econômica.

Antonio Luiz Simões Toledo Filho
Advogado formado pela Universidade Paulista – UNIP. Técnico em transações imobiliárias pela Escola Brasileira de Ensino à Distância – EBRAE, do Sindicato dos Corretores de Imóveis no Estado de São Paulo. Atua na área de Contencioso Cível.

Bruno Campos Silva
Advogado formado pela Universidade de Uberaba - MG. Especialista em Direito Processual Civil pelo Centro de Extensão Universitária – CEU-SP – e em Mercado de Carbono pela Proenco-SP. É membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual – IBDP – e da Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil – APRODAB.  Atua nas áreas de Direito Ambiental e Civil (consultoria e contencioso).           

Daniel Gobbi
Advogado formado pela Universidade de Ribeirão Preto. Especialista em Processo Civil, pela mesma universidade, e em Direito Tributário, pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários – IBET. Atua na área de consultoria e no contencioso ambiental e cível, desenvolvendo suas atividades na região de Ribeirão Preto.

Daniel Maciel
Advogado, formado pela Instituto Paraibano de Educação - UNIPE, pós-graduado em Direito Constitucional e Processo Cível pelo Instituto Brasiliense de Direito Público e especialista em Ciências Políticas pela Universidade do Legislativo – UNILEGIS. Atua no direito administrativo e eleitoral, bem como perante os Tribunais Superiores e Tribunal de Contas da União e dos estados.

Danielle Denny
Advogada formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Especialista em Direito Tributário, pela Coordenadoria de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo COGEAE - PUC/SP; em Política, pela Universidade de São Paulo - USP e em Diplomacia Econômica, pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Mestranda em Comunicação na Contemporaneidade e professora assistente de Ética na Faculdade Cásper Líbero. Atua na área de Direito Ambiental.

Guilherme Crippa Ursaia
Advogado formado pelas Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU, especialista em Processo Civil, pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, cursando pós-graduação em Economia e Meio Ambiente na Universidade Federal do Paraná - UFPR. Possui curso de Auditor Líder Ambiental – ISO 14001 pelo Bureau Veritas, tendo trabalhado no Folkecenter for Renewable Energy, na Dinamarca, e no Center for Alternative Technologies – CAT, em Wales – Reino Unido. Coordena as áreas de Sustentabilidade e de Novos Negócios.

Karina Fiorini
Advogada formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo. Especializada em Gestão Ambiental pela Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR e em Direito Público com foco em Tributário pela Escola Paulista de Direito - EPD. Possui curso de auditora interna de Gestão Ambiental, no Bureau Veritas. Atua na área de Direito Ambiental.

Karina Pinto Costa Mekhitarian
Advogada formada pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió. Especialista em Direito Processual pelo Centro Universitário de Ciências Jurídicas de Maceió e com mestrado em Direitos Difusos e Coletivos, com foco em Direito Ambiental, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. É professora de Direito Ambiental, no curso de graduação da Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo - FADISP, e de Direito e Gestão do Meio Ambiente, no curso de pós-graduação lato sensu do SENAC/SP. Coordena a área de Meio Ambiente.

Luciane Helena Vieira
Advogada formada pela Faculdade de Direito da USP, com especialização em Direito Privado e Processo Civil.  Coordena a área do Contencioso Cível e Trabalhista.

Márcia Tavares Oliveira
Advogada formada pela Faculdade de Direito Cândido Mendes, no Rio de Janeiro. Especializada em direito do trabalho, família e contratos, com experiência no contencioso perante tribunais federais e estaduais. Presta serviços de revisão de contratos para organizações como o Banco Mundial (BIRD – Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento) e o Environmental Law Institute. É coordenadora geral, jurídica e administrativa, da filial do escritório no Rio de Janeiro.

Patrícia Leal Ferraz
Advogada formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Direito do Consumidor e em Gestão do Negócio Turístico, pela GVlaw, da Fundação Getúlio Vargas,  e Pós-Graduada em Direito Civil e Processo Civil pela Escola Paulista de Direito - EPD. Foi professora convidada da ABL - Escola Técnica de Turismo e professora de Direito no curso de Turismo da Unibero. Atua na área do contencioso cível.

Rodrigo Dresch
Advogado formado pela Universidade de Uberaba – MG, com especialização em Direitos dos Contratos (PML) pelo Instituto internacional de Ciências Sociais – IICS. Atua na área de Consultoria e Contencioso Cível, com ênfase em Seguro e Transporte Rodoviário de Cargas.